O que são os selos de sustentabilidade?
- Julia Fernandes

- 14 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
O que são? Para que servem? Quem deve usar?
Os selos de sustentabilidade, também conhecidos como certificações de sustentabilidade, são ferramentas capazes de quantificar e mensurar o quanto um projeto é sustentável. Ajudam a demonstrar credibilidade, reconhecimento e valor agregado dentro do mercado de construção, e também auxiliam a manter o empreendimento sustentável ao longo da vida útil, evitando gastos desnecessários no seu ciclo de vida.
“São metodologias específicas, voluntárias, criadas por múltiplos órgãos, que visam o desempenho ambiental de edificações. São concedidas às edificações ou processos construtivos que, durante o processo de projeto, obra ou operação, respeitaram os procedimentos exigidos pelo órgão certificador, atendendo ao nível de excelência estipulado.” (Maria Carolina Fujihara)
A grande sacada dessas ferramentas é estimular uma boa gestão através de uma métrica específica. Segundo Peter Drucker, "Você não pode gerir, se não conseguir medir". Assim, para ter uma boa gestão em termos de sustentabilidade é necessário aplicar essas ferramentas que auxiliam na coleta de dados mensuráveis através de indicadores e evidencias. Desta forma, fica mais fácil tomar as decisões necessárias quanto a gestão sustentável do empreendimento.
Certificações ambientais são emitidas por uma terceira parte, sendo entidades independentes, com credibilidade e seriedade nacional e internacional. Tais instituições validam a adoção de estratégias de sustentabilidade. Os objetivos gerais dessas ferramentas é, através de um padrão de medida, estimular práticas sustentáveis, aumentar a consciência do consumidor dos benefícios da sustentabilidade, valorizar o empreendimento, e promover liderança ambiental. Normalmente, a certificação é baseada em um sistema de pontos - o número de pontos que um projeto ganha determina o nível de certificação que recebe.
Alguns dos critérios das certificações são os impactos no meio ambiente, eficiência energética, saúde e conforto do ambiente interno e usuários, uso de energias renováveis, uso racional da água, captação de água de chuva, escolha dos materiais, geração de resíduos, poluição sonora e luminosa, entre outros.
Apesar de, atualmente, as certificações ambientais possuírem custo relativamente alto U$20.000 a U$60.000 dependendo do tamanho do projeto, o mercado tende a aceitar tais custos em troca da credibilidade que o empreendimento recebe. Ajuda a prevenir o greenwashing, além, também, da segurança de que o projeto representará um retorno econômico aos investidores. O que pode também aumentar e acelerar a venda do empreendimento.
Existem diversas ferramentas de certificação ambiental. Hoje no Brasil as que mais se utilizam são as internacionais LEED, WELL, BREEM, DGNB; além das nacionais AQUA, PBE Edifica da Procel e Selo Casa Azul da Caixa.
Tomando o crédito EA: Medição de Energia Avançada do LEED v4 como exemplo temos (arraste para o lado para ver tudo) o objetivo do crédito, como fazer a medição e os pontos que o projeto ganha caso cumpra com os requisitos do crédito:
Assim é a maioria das certificações ambientais, elas descrevem o objetivo do crédito, como você deve medir e quantos pontos o projeto ganha de acordo com sua performance.
Em 2019, participei da criação de um site com mais de 50 ferramentas de sustentabilidade especificas para infraestrutura. Se chama Sustainable Infrastructure Tool Navigator. O Navegador de ferramentas de infraestrutura sustentável fornece acesso fácil a ferramentas, incluindo sistemas de classificação, princípios de alto nível e diretrizes, ajudando as partes interessadas a encontrar a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades. Este Navegador oferece uma explicação detalhada das diferentes ferramentas, a fase do ciclo de vida, o principal público-alvo e a aplicação geográfica distribuída em mais de 10 setores em 17 países.
Para utilizar essas ferramentas para fins de certificação oficial você precisa se tornar certificado também. Pagar uma taxa inicial, fazer uma prova e anualmente pagar outra taxa e fazer cursos de atualização para permanecer certificado. Porém, você pode utilizar essas ferramentas como guia de projeto, que vão lhe ajudar na concepção de abordagens mais sustentáveis e bem pensadas, sem deixar nenhum ponto importante passar despercebido.
Está na hora de tomar partido dessas ferramentas que podem lhe dizer todas as abordagens importantes para um projeto verdadeiramente sustentável. E ai? Vai querer aprender mais sobre elas?
Se você quiser saber mais,
pode mandar um email para contato@greenest.com.br
Até mais,
Julia.
Referências
GBC Brasil. O que é certificação ambiental? Disponível em <https://www.gbcbrasil.org.br/o-que-e-certificacao-ambiental/>
Lara Esmeraldo. Ferramentas de certificação ambiental na construção civil. Disponível em <https://pt.slideshare.net/larabse/ferramentas-de-certificao-ambiental-na-construo-civil>
Ligablog. Conheça as 5 Certificações Ambientais mais utilizadas no Brasil. Disponível em <https://blogdaliga.com.br/5-certificacoes-ambientais-mais-conhecidas-no-brasil/>
Ugreen. Conheça as princiais certificações do mercado brasileiro. Disponivel em <https://www.ugreen.com.br/certificacoes-ambientais/>










Comentários