O que é sustentabilidade?
- Julia Fernandes

- 24 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
O dicionário define sustentabilidade como "Conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras".
Historicamente, as primeiras referências ao termo "desenvolvimento sustentável" surgiram em 1972, durante a primeira conferência da ONU sobre meio ambiente e desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia. O termo utilizado na época foi “ecodesenvolvimento”. Foi então que em 1987 surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável. Ele apareceu pela primeira vez no Relatório Brundtland, com a definição amplamente utilizada de desenvolvimento sustentável como "o desenvolvimento que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades" (WCED, 1987).

A sustentabilidade se baseia em três princípios básicos, conhecidos como o "Tripé da Sustentabilidade" (do inglês, triple bottom line): sustentabilidade social, ambiental e a econômica. Estas três bases do tripé da sustentabilidade devem interagir, de forma holística, para que o desenvolvimento realmente seja sustentável, formado por um conjunto de estratégias, ideias e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas.
A sustentabilidade ambiental se refere a ações que preservem o meio ambiente, por exemplo, conservação dos recursos naturais como água e energia, diminuição ou descarte correto dos resíduos sólidos, diminuição de emissões atmosféricas, entre outros.
A sustentabilidade social se refere ao conjunto de medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade, preservando a qualidade de vida das pessoas, através de várias iniciativas como, por exemplo, atentar para o ruído e vibrações decorrentes de obras e construções, evitar descarte incorreto de substâncias que possam prejudicar a saúde das pessoas, consulta pública e envolvimento ativo das partes interessadas da comunidade no desenvolvimento de projetos etc.
A sustentabilidade econômica se refere as ações que têm impacto econômico e financeiro, sem agredir o meio ambiente e a comunidade. Por exemplo, o uso de lâmpadas tipo LED, que economizam energia, consequentemente o edifício terá uma conta de luz mais barata.
Somente unindo todas essas diferentes dimensões é que será possível atingir plenamente o conceito proposto pela sustentabilidade. É importante ter a consciência de que a sustentabilidade requer ações holísticas, com uma visão macro da performance de todas as áreas de um projeto, para que ele seja realmente sustentável.
Se você quiser saber mais, pode mandar
um email para contato@greenest.com.br.
Até mais,
Julia.
Referências
Dicio. Sustentabilidade. Disponível em: https://www.dicio.com.br/sustentabilidade/
Kono, N. Brundtland Commission (World Commission on Environment and Development). Disponível em: https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007%2F978-94-007-0753-5_441#:~:text=The%20report%20by%20the%20Brundtland,”%20(WCED%2C%201987).
Senado. Do ecodesenvolvimento ao conceito de desenvolvimento sustentável no Relatório Brundtland. Disponível em: https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/rio20/temas-em-discussao-na-rio20/ecodesenvolvimento-conceito-desenvolvimento-sustentavel-relatorio-brundtland-onu-crescimento-economico-pobreza-consumo-energia-recursos-ambientais-poluicao.aspx
Significados. Exemplos de Sustentabilidade. Disponível em: https://www.significados.com.br/exemplos-de-sustentabilidade/
Significados. Sisgnificado de Sustentabilidade. Disponível em: https://www.significados.com.br/sustentabilidade/
Imagem:
João Amin. Tripé da Sustentabilidade. Disponível em: https://www.facebook.com/joaoamin11/photos/tripé-da-sustentabilidadevocês-que-me-acompanham-sabem-o-quanto-abordo-questões-/2368717819843581/








Comentários