O que é startup verde?
- Julia Fernandes

- 21 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
As chamadas startups verdes, também conhecidas como cleantechs, são empresas que buscam inovar através da sustentabilidade. Ou seja, aumentam a produtividade e eficiência dos processos, através de serviços ou produtos sustentáveis, na medida em que reduzem custos e evitam desperdícios.
Para entrar na categoria, a empresa precisa atender três requisitos:
- Fazer mais com menos
- Ser menos poluente
- Possuir modelo de negócio rentável
Segundo o Mapeamento do Ecossistema de Startups de Cleantech, as cleantechs podem ser divididas em oito categorias:

Apesar do mercado brasileiro ainda estar se desenvolvendo neste sentido, há uma notável demanda por soluções sustentáveis, e, consequentemente, o número de cleantechs vem crescendo cada vez mais. Isto é um sinal de que os empreendedores já estão percebendo que soluções sustentáveis são uma excelente escolha para resolver os problemas atuais, o que representa um potencial gigantesco para o crescimento do setor.
Você conhece alguma startup verde? Fala para a gente!
Se você quiser saber mais,
pode mandar um email para contato@greenest.com.br
Até mais,
Julia.
Referências
FGVces et al. Mapeamento do Ecossistema de Startups de Cleantech no Brasil. 2019. Disponível em: <mediadrawer.gvces.com.br/publicacoes-2/original/ecossistema-de-startups-de-cleantech-no-brasil-fgvces.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2020.
Na prática. Focadas em sustentabilidade, cleantechs ganham espaço no mercado de startups. Disponível em: https://www.napratica.org.br/fcleantechs-ganham-espaco-no-mercado/
Imagem
Notícias e Negócios. Iniciativa selecionará startups ‘verdes’ para mentoria e aceleração. Disponível em: noticiasenegocios.com.br/2019/11/iniciativa-selecionara-startups-verdes-para-mentoria-e-aceleracao/








Comentários